Porque votamos na Dilma!

33. Sou da Face/UFMG e Voto Dilma! Pelos alunos, professores e pesquisadores de economia da UFMG

Posted on: outubro 26, 2010

  • In: Educação e Universidade
  • Comentários desativados em 33. Sou da Face/UFMG e Voto Dilma! Pelos alunos, professores e pesquisadores de economia da UFMG
Nós, alunos, ex-alunos, professores e pesquisadores da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais abaixo-assinados, declaramos, aqui, o nosso apoio à candidata Dilma Rousseff no segundo turno das eleições presidenciais de 2010. Cabe lembrar que Dilma Rousseff é ex-aluna da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Em setembro de 2008, ela recebeu da universidade o título de Aluno Destaque. A seguir, manifestamos as razões do nosso apoio.
Considerando que, durante o governo do presidente Lula, houve avanços consideráveis no âmbito do desenvolvimento social e econômico, das melhorias na educação pública, da redução das desigualdades sociais e de uma valorização até então inédita dos excluídos para a construção de um Brasil com mais oportunidades, mais justo e plural, e considerando, também, que Dilma Rousseff exerceu papel ativo nesse governo, acreditamos que Dilma representa a opção pela continuidade das mudanças de que a sociedade brasileira tanto precisa.
As mudanças positivas ocorridas nas universidades federais durante os dois mandatos do governo do presidente Lula são enormes. Nós, que estudamos e trabalhamos na Face nesse período, presenciamos um papel ativo do governo federal na promoção de diversas melhorias na UFMG, muitas das quais na Face, como: a construção do novo prédio, no Campus Pampulha; a ampliação do quadro de professores através da promoção de concursos públicos; a criação, através do Reuni, de diversos novos cursos de graduação na UFMG, dentre os quais os cursos de Controladoria e Finanças e de Relações Econômicas Internacionais, na Face, ampliando significativamente o número de vagas na universidade.
Além disso, cabe lembrar, como vem sendo reafirmado por diversos reitores e professores universitários, que o governo Lula foi o que mais investiu na educação pública técnica e superior e em ciência e tecnologia na história do Brasil. As mudanças promovidas em relação ao governo Fernando Henrique Cardoso são enormes. No período FHC, as universidades públicas brasileiras se defrontaram com problemas gravíssimos, como a falta de recursos físicos e humanos para o seu funcionamento e ampliação. É impossível deixarmos de manifestar a nossa preocupação com a possibilidade de vitória do candidato José Serra, a qual, a nosso ver, representaria um enorme retrocesso em relação aos profundos avanços já conseguidos.
Manifestamos, ainda, o nosso repúdio aos ataques pessoais que vêm sendo feitos à candidata Dilma Rousseff pelos seus opositores políticos e por diversos setores da imprensa.  Entendemos que o pleito político deve se orientar pelo debate concernente aos projetos de desenvolvimento para o Brasil, e não por meio de ataques pessoais, os quais, muitas vezes, não passam de calúnias da pior espécie e visam meramente manipular a opinião pública.
Muito há, ainda, que ser feito para que seja construído o Brasil que de fato queremos. Não deixamos de reconhecer os problemas que nossa sociedade vive e que terão de ser, sem dúvida, enfrentados pelos próximos governos. Dentre as questões mais prementes, está a necessidade de erradicar a pobreza e priorizar políticas que atendam às populações em situação de risco, fornecendo-lhes o apoio necessário para que tenham a sua dignidade efetivada, consolidando a sua cidadania ativa no país.
Entendemos, no entanto, que tão injusto como deixar de reconhecer os problemas que nosso país enfrenta, é menosprezar os avanços e os esforços realizados pelo governo do presidente Lula e da ministra Dilma para solucioná-los ou, pelo menos, minimizá-los. Sendo assim, por todos os motivos expostos acima, não temos dúvidas de que, das duas opções de voto para o segundo turno, Dilma é, de longe, a melhor.
Este manifesto representa, simplesmente, as posições pessoais dos abaixo-assinados, e não expressa qualquer posição institucional da Face ou da UFMG.
Belo Horizonte, outubro de 2010.

Manifesto completo em: http://soudafacevotodilma.blogspot.com/

Outros manifestos de professores em: https://porquevotamosnadilma.wordpress.com/outros-ja-declararam-voto-na-dilma-links/

Anúncios

  • João: Caro, Mildred. Obrigado pelo comentário. Os textos aqui publicados são baseados em nossas experiências e percepções da realidade. Para esta p
  • Mildred: Não tenho 'medo' de democracia, mas sim da HIPOCRISIA praticada pelo PT que sempre se colocou contra todos os erros e falcatruas do restante dos par
  • Leon Unger: Soi cineasta, o blog que inseri se refere ao filme atual que estou trabalhando. Mas con relação ao seu post, mesmo com os incentivos que existem pa
%d blogueiros gostam disto: