Porque votamos na Dilma!

19. Sobre Política de Energia, Petróleo e Transportes. Depoimento de Luciana Imbiriba Bonente.

Posted on: outubro 19, 2010

A gente viu um filme ontem que falava sobre os Estados Unidos… e mais do que nunca, reafirmo: Dilma!
 
Dá pra gente perceber que por trás de todas essas guerras, golpes, e injustiças está também a questão da energia, petróleo e outros recursos naturais. Em 79, depois da crise do petroleo, o presidente dos EUA Carter tentou alertar para que o esbanjamento, consumismo e a dependencia do petroleo OPEP iriam levar o país para o buraco. Não conseguiu evitar o pior e vejamos os EUA hoje, um pais onde o povo já teve de tudo de bom, se distribuía renda e os ricos eram muito ricos mas também pagavam muitos impostos. A dependência e a desregulamentação financeira levaram a desigualdade, onde muitos estão desassistidos hoje e a guerra e o petroleo deixam o país mais pobre de corpo e alma, sem valores e sem futuro.
 
Como vcs sabem sou muito empolgada com ENGENHARIA por isso penso que vale a pena esclarecer algumas coisas, pra gente nao tem nenhuma sombra de duvida na hora de votar!
 
Nesses ultimos 8 anos num processo liderado por Dilma (esse mérito é total dela sim, como ministra) PLANEJOU ENERGIA. Do racionamento, quando nao se podia abrir um botequim por que nao tinha luz, agora é por esse planejamento que podemos sonhar fazermos o que quisermos ou seja muito mais ESCOLAS HOSPITAIS POSTOS DE SAÚDE UNIVERSIDADES industrias centros tecnologicos, etc etc. Ou a educação vai evoluir no Brasil à luz de velas?? SIM, sem a energia, não dá pra ligar mais nada disso na tomada! E o Brasil está podendo fazer isso hoje sem depender de nenhum outro país, petroleo externo, nem carvao que nem a China, não está na mão de ninguém, livre pra voar solo. Essa é a nossa riqueza, nossa segurança, nossa garantia de futuro!!!
 
O planejamento foi pra PRÁTICA, poderia dar varios exemplos para ilustrar: a malha de gás natural. Antes só tinhamos o gás da bolívia(dependencia). Agora temos o gás da bolivia, temos a produção de gás no sudeste, no nordeste, temos a malha de dutos interligada, caso uma regiao nao produza, a outra supre, temos os terminais para receber gás importado por navio se necessario em ceará e em rio de janeiro. Pois bem, aí, se permitiu construir diversas usinas a gás (antes queimávamos óleo, o meio ambiente e nossa saude agradecem imensamente!!!) e as interligar ao sistema principal (hidroelétrico, sendo ampliado em usinas novas e LINHAS NOVAS e bem-distribuido pelas regiões, que no norte nao tinha, energia limpa), que também chegou a todo canto do brasil por linhas,inclusive na mais distante REGIÃO NORTE (Santarém tá nessa e Manaus foi a mais recente. No Norte, se queimava óleo para gerar energia, logística caríssima, difícil, Santarém sabe). Bem aí, se nao chove, ligamos as usinas a gás. Se o gás nao der para todo mundo, liga as a óleo por último. E assim, não falta luz pra ninguém, de forma ambientalmente sustentável, o Brasil fica VIÀVEL pra todo mundo viver tranquilo e feliz. Esse foi o resultado de DILMA MINISTRA DA ENERGIA.
 
Pois bem aí sim, pense, como você ia ter uma NOVA UNIVERSIDADE, um NOVO HOSPITAL como em Santarém agora tem, se a gente vivesse no racionamento de energia? Fui a Coari (AM) lá está com POSTO DE SAUDE NOVO, HOSPITAL NOVO, E VÁAARIAS ESCOLAS NOVAS, por que agora lá chega a energia. Dizem que lá antes, nao tinha “nada” . Daqui a pouco vai ter até banda larga.
 
Como essas pessoas pensam GRANDE, o Brasil voltou a planejar transportes, que tinha parado há 30 anos. Bota no Google PNLT Plano Nacional de Logistica e Transporte, pra vc dormir tranquilo e ver que os investimentos em transporte de carga e passageiro, nacional e internacional estão planejados até 2040.
 
Tem muitos outros avanços no campo dos nossos DIREITOS (as pessoas falam do irã, mas esquecem que só agora o crime de honra caiu no Brasil, o marido tinha o direito de matar a mulher se ela o traísse!!!!! Agora a gente tem a maria da penha, só um exemplo, poderia citar montes) , na parte de TRANSPARENCIA (MP, polícia federal forte, diversos mecanismos) que são base pra tudo também, como a usina e a estrada. Nem precisa falar em habitação, saude e educação, pq essa parte só está começando, é o verdadeiro desafio do governo DILMA. É colocar nessas novas universidades professores, nos hospitais médicos, em todo canto engenheiros brasileiros, e tudo isso com a melhor qualidade.
 
Então: não tem essa de que fez pouco, a base está construída pra gente crescer, e o mais bonito, COM A DEMOCRACIA MAIS AMADURECIDA, PACÍFICA, EXEMPLO DE TOLERÂNCIA E SOLIDARIEDADE.
 
AGORA VEM O MAIS IMPORTANTE: ATENÇÃO!!!
 
Se não bastasse tudo isso aí a Petrobras descobriu o PRE-SAL. Pelo dito acima, a gente já estava no caminho da autonomia, NA MAIOR HUMILDADE. Tudo bem que o Brasil nunca foi discreto, ele é lindo demais pra isso!!!, mas o pré-sal tirou a gente “da encolha” pra agora ter um monte de “olho grande” querendo meter a mão no nosso petróleo. Essa galera do retrocesso (para nós e melhoria pra eles, claro), óbvio que não quer retroceder só nessa questão, certamente quer também na parte social, afinal de contas essa “bolsa-esmola” faz a gente ter que pagar “muito imposto” para os “vagabundos” além do que 44 horas de trabalho é “pouco”. (Vejamos a China onde tá pipocando um monte de greve. Vc explora as criaturas e faz um monte de bilionários, dizendo que eles tem que se esforçar pelo bem do país, peraíiiiii… uma hora as pessoas acordam!) Não vamos nos enganar com esse papo de livre mercado, pra petróleo não é isso!!! Desde os anos 80 todos os presidentes do EUA e do Reino Unido eram ligados à industria do petróleo. Reagan e Tatcher (nao sei escrever :-P)!!!  Petróleo é questão de ESTADO SIM!!! ACORDA BRASIL!
 
E nessa eleição o que justifica essa baixaria toda é essa vontade de colocar a mão na nossa riqueza, no pre-sal. Vao dizer que a DILMA é feia, carranca, tem chulé, come criança, come meleca, a p%*& toda!!! A verdade é que ninguém tá nem aí pra isso, eles querem confundir a cabeça do eleitor, na véspera da eleição. Tiveram esse tempo todo para INFORMAR,mas informar nao interessa, vai que as pessoas tomam decisões bem pensadas, que perigo!!!!

Com toda convicção, a Dilma está do lado do Brasil, do nosso lado, e do lado do nosso futuro, por tudo que ela já fez antes, podemos verificar! Pode falar o que quiser, puro despeito, o Brasil está num caminho brilhante! Agora é fazer a nossa parte e dar mais um voto! 13!!!!!!!!!!!!

Luciana Imbiriba Bonente, 30 anos e Engenheira de Transportes.

Anúncios

1 Response to "19. Sobre Política de Energia, Petróleo e Transportes. Depoimento de Luciana Imbiriba Bonente."

parabens so podias ser sobrinha de karla

Os comentários estão desativados.


  • Nenhum
  • João: Caro, Mildred. Obrigado pelo comentário. Os textos aqui publicados são baseados em nossas experiências e percepções da realidade. Para esta p
  • Mildred: Não tenho 'medo' de democracia, mas sim da HIPOCRISIA praticada pelo PT que sempre se colocou contra todos os erros e falcatruas do restante dos par
  • Leon Unger: Soi cineasta, o blog que inseri se refere ao filme atual que estou trabalhando. Mas con relação ao seu post, mesmo com os incentivos que existem pa
%d blogueiros gostam disto: